gora que você conhece o básico tanto do Google Ads quanto do Facebook Ads, vamos avançar um pouco nas diferenças entre eles. Elas podem ser melhor compreendidas quando apresentamos as vantagens e desvantagens de cada um deles, quando comparados.
Vantagens e desvantagens do Google Ads
Antigamente, havia um banner do Google que diz o seguinte: “Sabe quem precisa de um táxi? Pessoas que buscam por táxi. É por isso que os anúncios do Google funcionam”. Como as coisas mudaram, né? Hoje, se você quer um táxi ou outro tipo de transporte, pede um carro por aplicativo. Enfim, divagamos.
Em essência, porém, a mensagem continua fazendo sentido. Quando você vai procurar algo no Google, já costuma ter algo em mente, certo? Essa é a grande vantagem do Google Ads: os usuários estão efetivamente buscando pelo assunto. Isso garante uma taxa de respostas consideravelmente maior e costuma atrair usuários mais “prontos” para a compra.
Por outro lado, os usuários que ainda não sabem que têm o problema não vão fazer buscas sobre o tema. E, muito menos, vão procurar pela sua marca se não ouviram falar dela. Além disso, as opções de segmentação costumam ser muito mais limitadas. E a concorrência em diversos mercados faz com que os preços também sejam, em geral, mais altos.
Vantagens e desvantagens do Facebook Ads
Uma das vantagens do Facebook Ads é atrair potenciais clientes que ainda estão em estágios bem iniciais de preparação e interesse para a compra. Isso porque o anúncio está presente sem que o usuário busque ou demonstre um grande interesse no assunto. Você está lá vendo fotos de amigos e, pimba, surge um anúncio baseado na análise cruzada dos seus interesse pelo algoritmo.
Além disso, com os anúncios do Facebook é fácil fazer com que o usuário curta a página da empresa e crie um vínculo para ser trabalhado ao longo do tempo. Assim, vai ganhando mais confiança na empresa e lembrando-se dela quando o momento de compra chegar. É uma conversão mais suave do que o “tudo ou nada” do Google Ads.
Outro tipo de necessidade em que o Facebook é excepcional é o caso da segmentação por perfil. Suponha que queiramos ofertar nossos eBooks gratuitos e atingir como público os gerentes de marketing. No caso do Google Ads, há diversas pessoas procurando pelo tema: estudantes, pesquisadores, assistentes, estagiários, curiosos. É mais difícil separar previamente. Assim, sua empresa acaba pagando por contatos que não são proveitosos.
Já para os anúncios no Facebook, é possível ser cirúrgico na segmentação e atrair o público perfeito para sua empresa. Por outro lado, o que é um benefício acaba funcionando também como desvantagem. O fato de o usuário não estar procurando ativamente pelo assunto traz uma taxa de cliques e conversões menor e a oferta precisa ser bastante atrativa para gerar interesse.
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