Para as agências, o Gestor de Tráfego tem se tornado um profissional cada vez mais valorizado e fundamental para as estratégias de Inbound. Porém, esse também é um profissional cada vez mais difícil de ser encontrado.
Por isso é importante se basear na experiência e nas certificações dos profissionais, e no perfil de cada um, para ver se podem complementar bem a equipe, se o perfil é analítico e como seria sua relação no dia a dia. Mas é importante que a seleção seja feita por alguém que conhece minimamente as ferramentas, para desenvolver uma conversa sobre o assunto.
Além de olhar o currículo, conversar sobre estratégias de anúncios, métricas como ROI, CPC, CAC, etc, cases ou bons resultados obtidos e até peculiaridades ou detalhes da ferramenta podem ajudar a aprofundar uma entrevista e medir melhor o conhecimento de cada profissional.
Vale lembrar, que um Gestor de Tráfego não deve conhecer apenas sobre a criação de anúncios ou sobre as ferramentas utilizadas para isso, mas também em toda a cadeia do tráfego pago. Desde a criação e gestão de contas nas ferramentas, até o tagueamento de anúncios nas diferentes ferramentas (Tag Manager, Pixel, etc.), e passando pelo desenvolvimento e a apresentação de relatórios de performance para clientes.
Assim, o Gestor de Tráfego pode ser mais estratégico para a agência, e mais didático para o cliente.
Por fim, vale dizer que o próprio termo Gestor de Tráfego é um termo e uma função relativamente nova, e que lida diretamente com o mundo digital. Com a tecnologia em constante evolução, para profissionais, agências ou qualquer um que atue diretamente com Marketing Digital, tão importante quanto conhecer os pontos deste texto e manter-se atualizado, em meio a ferramentas que evoluem com frequência.
A importância do Gestor de Tráfego no mercado atual
O Gestor de Tráfego dentro de uma estratégia, uma equipe ou até uma agência de Marketing Digital tem assumido cada vez mais o protagonismo, sendo fundamental para o desempenho de qualquer estratégia, por diferentes razões.
Uma delas é que a estratégia de uma campanha para outra pode variar muito, mas há uma estimativa de que 50% a até 70% do esforço deve ser feito no topo do funil.
Isso por que depois que um visitante é convertido em um Lead, ele passa a ser um ativo do time de marketing que pode responder também em outras campanhas, outros pontos de contato ou outras ações, e nisso o Gestor de Tráfego passa a ser fundamental, pois sem um bom volume de visitantes ou Leads, nenhuma estratégia pode ter sucesso.
Outro ponto é que é um profissional cada vez mais escasso no mercado. Com a alta demanda e diversas empresas migrando seu modelo de negócios para o mundo digital, um bom Gestor de Tráfego é mais do que necessário, mas passa a ser um diferencial competitivo que um time de marketing ganha ao ter um bom profissional nesta posição.
Quais os tipos de Gestor de Tráfego?
A função de Gestor de Tráfego pode ser um pouco ampla, pois são muitas ferramentas e canais para administrar afim de atrair mais visitantes para uma página. Aqui podemos estabelecer as principais divisões, quando elas ocorrem:
Social Ads
Neste caso o Gestor de Tráfego é responsável por criação de anúncios em Redes Sociais, como Instagram Ads, Facebook Ads e Linkedin Ads. Eles centralizam suas atividades principalmente em cima do perfil dos potenciais clientes, ou das personas, conhecendo seus interesses e especificações como formação, idade, sexo, etc., para criar um público que tenha aderência com aquilo que ele está ofertando na sua página.
Google Ads
Diferente do Social Ads, este profissional é um gestor que pode atuar mais focado no que o seu público está buscando no momento. Assim, ele gerencia os anúncios para que eles possam ser exibidos nas buscas realizadas pela internet. Para isso, é fundamental conhecer as ferramentas e técnicas que podem ajudá-lo a chegar em uma quantidade boa e bem qualificada de palavras chave, além das diferentes estratégias de anúncios.
Outros
Há ainda modalidades menos utilizadas, mas que podem gerar bons resultados, que podem ir desde mídias sociais menos utilizadas para anúncios, como o Twitter, até estratégias envolvendo Mídia Programática ou Native Ads. Independente de serem pouco utilizadas, podem ser excelentes estratégias para algumas empresas ou produtos, por isso alguns gestores de tráfego podem se especializar em alguns canais específicos.
Multidisciplinar
Talvez o mais requisitado, é o profissional que consegue atrair visitantes e fazer a gestão de tráfego em diversos canais, como Google, Social Ads, Native Ads, Mídia programática, etc. Com conhecimento em todas as ferramentas, é possível ser mais estratégico, não focando apenas nas ferramentas que domina, mas sim, na melhor estratégia para aumentar o tráfego de uma página.
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