Para obter os melhores resultados com seus anúncios, é fundamental conhecer os tipos de campanhas do Google Ads para escolher aquela que melhor se adequa ao seu objetivo de marketing e nicho de mercado. Dessa forma, você direciona o investimento de forma mais eficiente e obtém melhores resultados em termos de conversões e vendas.
Neste artigo, você encontrará tudo o que precisa saber sobre as características das campanhas e suas funcionalidades para maximizar o potencial da ferramenta e alcançar seus objetivos de negócio.
Quais São os 9 Tipos de Campanhas do Google Ads?
Conheça os seguintes tipos de campanhas que estão disponíveis no Google Ads:
Rede de Pesquisa;
Rede de Display;
Campanhas de Vídeo;
Campanhas para Apps;
Campanhas Locais;
Campanhas Inteligentes;
Campanhas de Maior Desempenho / Max Performance;
Campanhas do Shopping ou Performance Max com o Feed do Merchant Center
Discovery. 1. Campanhas de Pesquisa: Anúncios de Texto nos Resultados da Pesquisa
Esta é uma das campanhas mais utilizadas, sendo aplicável a todos os tipos de empresas. É uma das primeiras ideias de anúncio que nos vem à mente quando se pensa em anunciar no Google.
Nas campanhas de Rede de Pesquisa, os anúncios são exibidos na pesquisa feita através do buscador do Google. Estes anúncios aparecerão de acordo com o termo de busca pesquisado pelo usuário.
Veja, a seguir, um exemplo de anúncio de Rede de Pesquisa quando se busca por “Pareto” no Google. Note que aparece um rótulo indicando que se trata de um link patrocinado.
Além de aparecerem nos resultados de pesquisa do Google, é possível aparecer em sites parceiros do Google, quando suas palavras-chave são relevantes para a busca do usuário e o site está relacionado com elas. A habilitação da Rede de Parceiros do Google é opcional.
Outra opção possível é exibir seus anúncios na Rede de Display do Google (sites parceiros e YouTube), quando a pessoa realiza uma busca relacionada com alguma palavra-chave de sua campanha.
Por Que Escolher as Campanhas de Pesquisa?
As campanhas de pesquisa são uma das opções mais populares e eficazes disponíveis no Google Ads.
Isso ocorre porque elas permitem que as empresas alcancem seus potenciais clientes no exato momento em que eles estão procurando ativamente por produtos ou serviços específicos na internet.
Nas campanhas padrão da Rede de Pesquisa, é necessário definir palavras-chave que direcionem os clientes para os anúncios.
Isso ocorre porque a combinação do termo de busca pesquisado pelo usuário com as palavras-chave definidas na campanha é fundamental para que haja correspondência entre eles.
Especificações de Campanhas de Pesquisa
As campanhas de pesquisa são segmentadas com base em palavras-chave, ou seja, as palavras e frases que os usuários digitam na pesquisa do Google;
É crucial selecionar palavras-chave relevantes e específicas para que os anúncios sejam exibidos apenas para usuários interessados em seus produtos ou serviços;
É fundamental que as palavras-chave sejam selecionadas com cuidado para que seu anúncio apareça no momento certo para o usuário, a fim de aumentar a taxa de cliques e, consequentemente, a conversão em seu site;
Outra maneira de anunciar na Rede de Pesquisa é por meio de Campanhas Dinâmicas da Rede de Pesquisa. Com elas, não é necessário definir palavras-chave, mas sim configurar categorias ou URLs do site de sua empresa. 2. Campanhas de Display: Anúncios Gráficos em Sites
Nesse tipo de campanha, os anúncios serão imagens (anúncios de Display gráficos ou responsivos) que serão exibidas em sites parceiros do Google.
Os anúncios aparecem enquanto as pessoas navegam por esses sites, assistem a vídeos do YouTube ou usam apps em dispositivos móveis.
Por Que Escolher as Campanhas de Display?
A Rede de Display do Google permite que sua ação de marketing seja mais proativa, uma vez que não depende da busca do usuário sobre seus produtos ou serviços.
Por isso, é importante ter em mente quais os objetivos de sua empresa com a Rede de Display. Esta campanha é bastante utilizada para etapas mais Topo de Funil, ou então, para re-impactar os usuários de remarketing.
Sabe aquele banner que fica te perseguindo depois de visitar um site e ver um produto? Então, isso é possível através do remarketing da Rede de Display!
A seguir, vê-se um exemplo de anúncio (no canto superior direito) de uma Campanha da Rede de Display do Google, que é exibida em um site parceiro:
3. Campanhas de Vídeo: Anúncios em Vídeo no YouTube
Com as campanhas de vídeo, seus anúncios serão exibidos no YouTube ou em sites parceiros, antes, durante ou depois da exibição do vídeo que o usuário está assistindo.
É importante ressaltar que é preciso que o vídeo a ser usado como anúncio esteja publicado no seu canal do YouTube.
As campanhas de vídeo são muito interessantes para quem deseja fortalecer a identidade da marca. São um tipo de publicidade mais indicada para topo de funil, embora também possam ser utilizadas para foco em vendas.
Por Que Escolher as Campanhas de Vídeo?
Para focar na conversão, o Google Ads oferece algumas estratégias de lance eficazes, como Maximizar Conversões ou CPA Desejado.
Para criar anúncios com esse objetivo, o Trueview for Action é indicado para levar o usuário a agir em seu website, enquanto o Trueview for Shopping é recomendado para promover produtos do feed e direcionar o usuário para a conversão em seu site.
As campanhas de vídeo são uma excelente opção para atingir seu público-alvo, podendo ser segmentadas com base nos grupos de anúncios criados. 4. Campanhas para Apps: Promova seu Aplicativo em Vários Canais
Embora menos comum, outro tipo de campanha do Google Ads é a Campanha Universal para Apps.
Se sua empresa possui um aplicativo, é importante disponibilizá-los para mais usuários pagantes. Mas como alcançar essas pessoas?
As campanhas para apps simplificam o processo de divulgação, facilitando a promoção dos seus aplicativos nas maiores propriedades do Google, incluindo a Pesquisa, o Google Play, o YouTube, o Discovery e a Rede de Display.
Por Que Escolher as Campanhas para Apps?
As campanhas para apps simplificam o processo de divulgação, facilitando a promoção dos seus aplicativos nas maiores propriedades do Google, incluindo a Pesquisa, o Google Play, o YouTube, o Discovery e a Rede de Display.
5. Campanhas Locais: Promova Locais em Vários Canais
O objetivo das campanhas locais é ajudar empresas a dar aos clientes em potencial as informações necessárias para que decidam quando e como visitar as lojas.
Essas campanhas otimizam o processo para você, facilitando a promoção das suas lojas nos nossos principais serviços, incluindo as redes de pesquisa e de display, Google Maps e YouTube.
Basta adicionar algumas linhas de texto, um orçamento e alguns recursos, e o restante vai ser otimizado para que as pessoas encontrem você.
Por Que Escolher as Campanhas Locais?
As campanhas locais se concentram na simplicidade e em alcançar as metas off-line da sua empresa. Você informa à nossa empresa os locais das lojas, o orçamento da campanha e os recursos de anúncio.
Com esses dados, a tecnologia de aprendizado de máquina do Google otimiza automaticamente os lances, os posicionamentos de anúncios e as combinações de recursos.
O objetivo da campanha é maximizar o valor de conversão na loja (com visitas à loja, cliques de chamada e/ou cliques para ver rotas) e promover suas lojas físicas nas redes e nos Serviços do Google.
Especificações de Campanhas Locais
6. Campanhas Inteligentes: Automatize suas Campanhas
As campanhas inteligentes dão destaque às vantagens da sua empresa e ajudam a atrair clientes.
Você pode criar uma única campanha para a sua empresa ou exibir várias campanhas para mostrar os diferentes produtos ou serviços oferecidos, cada uma com um conjunto de palavras-chave.
Por Que Escolher as Campanhas Inteligentes?
As campanhas inteligentes usam o melhor da tecnologia de publicidade do Google e podem ser configuradas em apenas 15 minutos. Elas medem o desempenho e geram resultados com base na meta da campanha.
Embora todas as campanhas no modo Inteligente sejam inteligentes, também é possível usar o modo Especialista para criar campanhas desse tipo. 7. Campanhas de Maior Desempenho: Acesse Todos os Canais com Uma Única Campanha
A campanha de maior desempenho ou Google Performance Max é um novo tipo de campanha baseada em metas. Com ela, os anunciantes de performance podem acessar todo o inventário do Google Ads em um só lugar.
Ela complementa as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave e ajuda você a encontrar mais clientes que geram conversões em todos os canais do Google, como o YouTube, a Rede de Display, a Pesquisa, o Discover, o Gmail e o Maps.
Esse recurso impulsiona a performance com base nas metas de conversão especificadas, além de gerar mais conversões e valor com uma otimização em tempo real e em todos os canais usando os Lances inteligentes.
A campanha de maior desempenho combina as tecnologias de automação do Google nos lances, na otimização de orçamento, nos públicos-alvo, nos criativos, na atribuição e muito mais.
Além disso, ela também considera seu objetivo de publicidade (por exemplo, com base no CPA ou ROAS) e os recursos do criativo, indicadores de público-alvo e feeds de dados opcionais fornecidos.
Por Que Escolher as Campanhas Performance Max?
A automação do Google Ads usa o aprendizado de máquina para ampliar seus negócios. Você define o que é importante medir na sua estratégia, como orçamento, metas comerciais e conversões.
Então, a automação do Google Ads encontra clientes em potencial com base nessas informações e veicula o anúncio mais adequado e com o melhor lance para maximizar a performance da campanha. 8. Campanhas do Shopping ou Performance Max com o Feed do Merchant Center
Se você possui um e-commerce, esse tipo de campanha foi feito para sua empresa!
Com ela, os anúncios dos seus produtos vão aparecer nos resultados do “Shopping” do Google, ou na parte lateral da página de resultados de pesquisa do Google com a imagem do produto, o nome e o preço.
Veja alguns exemplos de Campanha do Shopping quando digitamos “Samsung” no Google:
Por Que Escolher as Campanhas do Shopping?
Essas campanhas permitem que os anunciantes exibam seus produtos diretamente nos resultados de pesquisa do Google, juntamente com imagens, preços e outras informações relevantes.
Uma das principais vantagens das campanhas do Shopping do Google é que elas oferecem uma experiência de compra mais visual e atraente para os usuários.
Isso ocorre porque os anúncios do Shopping exibem imagens de produtos diretamente nos resultados de pesquisa, o que ajuda a chamar a atenção dos usuários e incentiva-os a clicar no anúncio para obter mais informações sobre o produto.
Além disso, as campanhas do Shopping do Google são altamente eficazes para segmentar usuários com alta intenção de compra.
Isso ocorre porque os anúncios do Shopping geralmente aparecem quando os usuários pesquisam por produtos específicos, o que significa que eles já estão em busca de algo para comprar.
Tornando as campanhas do Shopping uma opção ideal para empresas que desejam alcançar consumidores altamente segmentados e com grande potencial de conversão.
Outra vantagem das campanhas do Shopping do Google é que elas oferecem uma grande flexibilidade e controle para os anunciantes. Conclusão
Neste artigo apresentamos os diferentes tipos de campanhas disponíveis para criação de anúncios no Google Ads.
Como você pode perceber, a escolha do tipo de campanha está diretamente relacionada com o seu objetivo de marketing.
Por isso, é fundamental pensar na estratégia do seu negócio antes de escolher quais são as campanhas mais indicadas.
Ao adicionar essas informações no seu plano de mídia, você consegue visualizar com mais clareza os tipos de campanhas ideais, incluindo escolhas de palavras-chave, segmentação de público e outros dados. Quais São os 9 Tipos de Campanhas do Google Ads?
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